Aqui encontram-se os melhores pilotos do planeta, os maiores construtores mundiais, as equipas mais profissionais e as pistas mais desafiantes.
À semelhança do MOTOGP ou da F1, o Mundial de Motocross agora conhecido como MXGP, é um ambiente altamente profissional e uma fonte de avanço e desenvolvimento para a indústria das motos de todo terreno. Com uma estrutura e logística impressionante, esta “caravana” leva as suas grandes “Motorhomes” a quase todo o Mundo, arrasta multidões e o MXGP de Portugal tem já bastantes anos de história, grande parte dela passada na Capital do Motocross em Portugal, Águeda. A primeira vez que o Mundial de Motocross visitou o nosso país foi no longínquo ano de 1985 e desde aí se manteve de forma quase regular.

Um circuito com 36 anos de história
1985… um ano de Grande importância para o Motocross em Portugal.
Seria em 1985 que decorreria pela primeira vez em Portugal, em Águeda, uma prova a contar para o Campeonato do Mundo de Motocross, na classe 125cc….
Para um País que ainda se preparava para aderir à Comunidade Europeia essa foi a verdadeira “Festa” do Motocross……com os espectadores a chegarem de toda a parte do País…
Quem lá esteve por certo ficou impressionado…pilotos a andar muito ( mesmo muito…) motas “novinhas”, tudo brilhante, equipamentos dos pilotos todos “xpto”, grandes carrinhas de apoio, a loucura que era ver os pilotos a estrearem um pneu novo entre cada manga , tudo era um verdadeiro espetáculo.
A prova teve ainda direito a cobertura televisiva em direto pela RTP, que teve a colaboração da Força Aérea Portuguesa que forneceu um Helicóptero Allouette para as Filmagens aéreas.
Na foto Van der Ven, Van der Berk e Strijbos…
Uma pequena curiosidade, as motas dos pilotos da frente nessa prova (KTM, Cagiva e Honda) correram todas com forqueta invertida ……..uma particularidade que por cá ainda não era comum…
FONTE: N. Amaral
Cartazes de anos anteriores
1º Grande Prémio de Portugal 1985

Mundial de Motocross de 1985
